Este site foi concebido para ser visto num browser dentro dos limites da caducidade: infelizmente não é o caso do seu. Assim, a sua experiência de navegação será seriamente afectada. Sugerimos a instalação de um browser mais séc. XXI, se lhe for possível: http://www.mozilla.com/firefox . Mas qualquer outro serve.

Rititi

Rititi

INÍCIO

  • O que é ser bela

    Hormonal como ando, é normal ter acabado de ver este vídeo da Dove com uma lágrima a escorrer-me pela cara abaixo. Porque é bonito, é verdade, e tem uma musiquinha com esse tom condescendente de anúncio de penso higiénico e as senhoras no fim comovem-se, choram e falam num inglês muito articulado sobre a sua imagem. Mas, tirando tudo isto, o anúncio da Dove reflecte sobre um tema muito delicado para as mulheres: a percepção da beleza. A nossa percepção. Não é que nunca estejamos satisfeitas, é que simplesmente não gostamos do nosso reflexo. Mas que raio de espelhos usamos nós que tanto amplificam as nossas imperfeições, que transformam um banal sinal numa verruga ou um nariz recto num focinho monstruoso? Que necessidade temos nós de nos afundarmos (ainda mais) na merda? Não nos chega com as nossas desgraças diárias, ainda temos que passar o dia a escrutinar a flacidez das mamas e a celulite do rabo? Não nos chega que nos subam os impostos e o IVA e os putos fiquem sempre doentes à segunda feira? Não, nós precisamos de odiar o nosso queixo, comparar a pele com os das modelos, abominar a falta de luminosidade do nosso cabelo. E quanto mais perto estamos dos 40 mais se agrava, como se não servisse para nada fazer anos e aprender alguma coisa com isso. Ver as mulheres do anúncio da Dove frente à “sua” imagem desenhada é brutal. Parecem dizer “quem é essa?”. Não se reconhecem, porque essa imagem não existe, não é real. E isto é a beleza: a percepção real de nós. Nós somos o espelho. E gostar do que somos é só um princípio para que nos vejam sempre mais bonitas. Ou realmente bonitas.



    Por Rititi @ 2013/04/19 | 20 comentários »

  • pipinhaeheh says:

    Hormonal porquê? Também apanhaste a doença da blogosfera? :)

  • rosaamarela says:

    É por essas e por outras que não tenho espelhos em casa.

    sinceramente bom fim de semana

  • Rititi says:

    Pipinha, nao percebi. Qual doença?

    • pipinhaeheh says:

      A gravidez mulher!Mas agora a sério, este anúncio está brutal. Até fiquei com os olhos marejados, porque é mesmo assim. As primeiras a gostar de nós temos de ser mm nós.

  • Nanda says:

    Que vídeo fantástico! Dá para pensar..

  • Gaja Maria says:

    ADOREI!
    Isto diz-me muito pois as pessoas dizem-me constantemente: “Muda de espelho, que o teu é mentiroso!”

    Obrigada :-)

  • Sandra Neves says:

    Grande treta, Rita Barata Silvério! Então uma mulher não tem a verdadeira percepção daquilo que é? Não é um ser inteligente? Todas temos defeitos. E, apesar de os mais graves nunca serem físicos, podemos sempre melhorar aquilo que somos. Chorar frente ao espelho ou a um retrato? Só para gente com a cabeça mal formatada…

  • Sandra Neves says:

    E mitou menos a sua total ausência…

  • Sandra Neves says:

    E muito menos a sua total ausência…

  • Sandra Neves says:

    No que me tange, está.

  • Juanna says:

    E eu que hoje me passeei pela ruas de Malasaña e fui minguando a minha auto-estima a cada torre loira, mini-saia e pernas quilométricas que vi aos pontapés daí até ao estacionamento de Barceló…… eu bem tentei desprezar o meu sentimento, mas os vários metros de pele exposta ao sol que vi iam tentando inferiorizar o meu corpo bem coberto pelo bom casaco que vesti quando saí esta manhã de casa e senti o vento fresquinho. Um dia menos bom para mim, só isso.

  • Gosto dos anúncios da Dove têm sempre mulheres reais :)

  • A melhor roupa de uma mulher
    É a sua pele.
    O seu mais belo colar
    São os seus lábios.
    Os seus melhores adornos
    São o peito que a natureza lhe deu.
    O que melhor lhe cai
    São as curvas do seu corpo
    Onde melhor ela fica
    É no espaço por onde anda.

    O seu maior inimigo
    São sempre os seus olhos
    De fronte de um espelho.

  • p D s says:

    Rititi,

    confesso que tb acabei o anuncio com uma lagrima. E de imediato “ofereci” o video á minha irmã.

    Mas, mais tarde conversamos sobre o video. a minha irmã, obvio, tb gostou muito e até disse :”impressionante!”

    Claro que de seguida, veio ao de cima a minha falta de sensibilidade e de “hormonas” inerente a qqr ser da especime: Macho.

    E de pronto afirmei: “Irmã, é bonito…mas aquilo é markting! Ou tens duvidas que na real os retratos até poderiam ter sido completamente diferentes ? …ou tens duvidas que aquilo tem um guião ? e é tudo montado e produzido para disparar e suscitar esses sentimentos e essas hormonas ? ”

    Isto apenas e só para dizer, que haverá por ai muita “laide”, que tem uma imagem propria completamente inversa á do anuncio. Para acrscentar tambem que há ai muita “laide” que com 15 anos, já apresenta uma “distorção da percepção propria” muito grande (seja para melhor, seja para pior).

    e para dizer ainda mais : o fenomeno relatado não é exclusivo da mulheres…é tão somente um exclusivo da Especie Humana, e verificavel em ambos os sexos e em variadissimas idades.

    Pronto, volto a repetir, eu tb acabei o video com uma lagrima no olho..e tocou-me…mas depois de pensar um pouco, percebi que os meus “instintos, sensibilidade e sentimento” foram completamente enganados pelo markting !

  • Rui Almeida says:

    Deslumbrante é o que posso dizer!

    http://pantominocracia.blogspot.pt/
    Um espaço de opinião que nos leva da Democracia à Pantominocracia

  • Ana Letras says:

    Ora bolas! Também não consegui ver até ao fim sem choramingar! OMG é impressionante a diferença como nós nos vemos e os outros nos vêm… dá que pensar!!

  • Miguel says:

    I got what you mean,saved to favorites, very decent website.

  • Hi to every body, it’s my first pay a quick visit of this webpage; this
    weblog contains awesome and truly good data designed for
    readers.

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>